Sonhar significa unificar abstrações semelhantes existentes entre o que realmente ocorre no mundo real, as perspectivas do subconsciente e a possibilidade dos acontecimentos que ambas as partes anseiam. Quando uma pessoa sonha, ela está intercalando os dois mundos, a fim de ter uma resposta sobre o seu próprio convívio e o que reflete na vida de outras pessoas.
Todo sonho possui significância e deve ser interpretada de acordo com os seus detalhes, a fim de explicar porque teve a representação de determinadas cenas e qual a repercussão que podem refletir na vida real. Geralmente os sonhos apontam para um melhor caminho a ser seguido, podendo advertir sobre condutas, situações relevadas e o condicionamento que muitas vezes pode ser evitado.
Muitas pessoas acreditam que o objeto principal de um sonho pode estar ligado àquele significado terreno que o mesmo possui. Esse é um pensamento equivocado, pois a maioria dos sonhos possuem sentido contrário ao consentido pela moral e costumes do homem. Sonhar com pessoas que já morreram, por exemplo, é comumente interpretado como mal augúrio, determinando até mesmo a morte de uma pessoa próxima.
Na verdade, quando se sonha com pessoas já falecidas, o sonho significa presságio de sorte, pois indica que em breve receberá notícias agradáveis. Embora seja triste e as vezes assustador ter esse tipo de sonho, o mesmo só deixa claro que o sonho retrata as lembranças que essas pessoas certamente deixaram refletir na vida de quem sonha, fazendo parte de sua vida terrena, podendo ser então lembranças boas e agradáveis.